quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A importancia da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem


A importância da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem


É importante brincar com o bebe, de preferencia disponibilizando diversos tipos de brinquedos ao seu alcance, para que ele possa escolher e explorar o que desejar e se conectar o com o objeto. O brinquedo se torna mais interessante, quando o bebe entende sua utilidade.

Não é preciso brinquedos especiais, qualquer objeto pode se tornar um brinquedo, desde que não seja perigoso para a segurança do bebê.
 
Entre os 18 e 24 meses a criança começa a perceber a diferença entre o que é real ou não, demonstrando isso nas brincadeiras de faz de conta.

A escolha de brinquedos que possam ser manipulados de diversas formas, como blocos de montar, proporcionam ao bebê o sentimento de alegria e realização, e ainda dá experiência na solução de problemas. As crianças aprendem com tentativas e erros, até conseguirem encontrar uma técnica e prática que funcionem. Essas conquistas de pequenos desafios são muito importantes, pois auxiliam a criança em sua busca de próprias respostas, e a prepara para resolver o problema seguinte.

Brincar de esconder objetos, ou até mesmo aqueles brinquedinhos que têm surpresas escondidas são tarefas estimulantes para a memória das crianças.

Por trás da repetição e diversão que a brincadeira proporciona, a mente do bebê adquire novos padrões de pensamento, que no futuro irão ajudá-lo a resolver problemas mais complexos.

Alguns brinquedos estimulam o aprendizado das crianças e as ajudam a solucionar problemas:

- Brinquedos de atividades com discos e alavancas

- Blocos de empilhar

- Caixas com itens para encher e esvaziar

- Brinquedos de encaixar

- Discos ou chaves em anéis

- Cones de empilhar

- Brinquedos que pulam, fáceis de ativar

- Grandes bolas de plástico para encaixar.

            Outras sugestões de brincadeiras, inclusive para serem utilizadas na creche são:

1)    Adquirir uma luva de malha ou lã e pregar em cada dedo pequenos sinos. Em cada dedo pode ser pintada ou bordada uma carinha. Pode ser aplicada lã para imitar cabelos. Com essa luva os pais ou educadores podem saudar as crianças como se cada dedo tivesse um nome.

2)    Para bebês que estão engatinhando, pode ser feito um túnel com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, balões de ar, colchas, dentre outros. Permitir com que a criança experimente as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor.. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, usar o material disponível, fará com a criança se sinta estimulada.

3)    Disponibilizar uma piscina de borracha ou plástico. Enchê-la com balões, jornais, algodão, folhas de papel manteiga, folhas secas, palha, dentre outros matérias. E permitir que a criança entre na piscina, sinta o material e brinque com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário