quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Desenvolvimento e aprendizagem da criança de um a dois anos


Desenvolvimento e aprendizagem da criança de um a dois anos


Nesta fase a criança desenvolve muitas habilidades: andar, falar, acenar, apontar, etc.

Com 12 meses a audição e visão estão quase tão desenvolvidas como a de um adulto. Já possui habilidade para segurar objetos com os dedos, assim como estimar a largura ou a forma do objeto.

Apontar requer um processo complexo de compreensão da linha da visão, seguindo a trajetória do dedo ao objeto, e a compreensão de olhar é algo mutuo. Aos 15 meses a criança já é capaz de observar se o outro esta prestando atenção na direção em que ele deseja apontar.

Entre os 12 e 24 meses, a produção de palavras é desenvolvida. Normalmente as primeiras palavras são as mais importantes para que a criança realize a comunicação e também são as que ela considera mais simples a pronuncia.

A explosão de vocabulário começa normalmente depois das primeiras 50 palavras e acontece por volta dos 18 meses. Entre 18 e 20 meses começa a desenvolver as frases de duas palavras, e a criança começa a entender a perspectiva do outro.

Nesta fase também, começam a entender a diferença entre si mesmas e os outros e a noção de tempo é desenvolvida.

Por volta de dois anos, a criança começa a perceber as cores, formas e quantidades, abrindo um caminho para aguçar a criatividade e aprendizagem. A capacidade de usar os símbolos, compreensão, uso da linguagem e resolver problemas é desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário