quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Desenvolvimento a aprendizagem do bebê durante a gestação


Desenvolvimento a aprendizagem do bebê durante a gestação


            Já no útero as emoções da mãe são transmitidas à criança. A criança pode nascer agitada em consequência de um período gestacional conturbado.

Vários estudos mostram que a partir do terceiro trimestre os bebes conseguem ouvir os sons que acontecem dentro do útero e também os sons do exterior.

Há informações sobre um estudo publicado na Sience onde relata que A. J. Gaspar e H. J. Spence descobriram que os recém-nascidos conseguiam reconhecer uma historia. Durante o experimento, as mães nas ultimas 6 semanas de gestação, liam o livro The Cat in the Hat, duas vezes ao dia. Quando os bebes nasceram, foram testados para verificar a preferencia entre a historia The Cat in the Hat ou outras, e quando eles escutam a historia já conhecida, sugaram mais rapidamente e por mais tempo a mamadeira, mostrando maior interesse.

Resultando então, que se algo for falado de forma clara e repetida durante um certo tempo, chamará a atenção do bebê dentro do útero, principalmente se este som vier da fala da mãe.

Mesmo na etapa fetal, há capacidade de aprender e lembrar. O feto responde à voz da mãe e tem preferencia por ela.  

A Edição nº 130 da Revista Superinteressante (1998) informa que o maestro canadense Boris Brott, relata que quando criança estranhava a facilidade com que aprendia trechos de algumas obras. Comentou isso com a mãe, que era violoncelista, e ela lhe disse que esses trechos eram exatamente aqueles que ela tocava enquanto estava grávida e não voltou a executar depois. Também é possível que a habilidade linguística comece a ser adquirida na fase final da gestação. As mães que conversam com o feto estariam habituando-o ao ritmo e à musicalidade da língua. Há relatos de crianças que passaram a gravidez em um país estrangeiro, onde a mãe falava outro idioma, e depois tinham dificuldade em aprender a língua pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário