quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Desenvolvimento psicomotor da criança


Desenvolvimento psicomotor


            É importante conhecer a fase do desenvolvimento psicomotor que a criança se encontra, para que seja identificado possíveis atrasos e suas consequências.

                     O desenvolvimento psicomotor do bebê funciona da seguinte forma:

Recém-nascido - já possui reflexos subcorticais.

Um mês - segue com os olhos e acompanha a movimentação.

Dois meses - reconhece os pais e sorri.        

Três meses - já sustenta a cabeça e tenta alcançar objetos

Quatro meses - consegue segurar os objetos.

Cinco meses - gira sobre o abdômen.

Seis meses - já consegue sentar, com apoio.

Sete meses – preensão palmar

Oito meses – pinça digital

Nove meses – já consegue ficar sentado, sem apoio.

Dez meses – já engatinha

Onze meses – Fica de pé e anda com apoio

Doze a quatorze meses – anda sem apoio.

Entre o nascimento até um ano, o desenvolvimento motor é de movimentos reflexos, onde os movimentos executados são inconscientes. O desenvolvimento psicomotor é neuromotor, onde surge o sistema de  respostas inatas. E o esquema corporal esta na fase do corpo submisso, com movimentos automáticos, observando os reflexos no momento da alimentação, defesa e equilíbrio.

De um a dois anos, o desenvolvimento motor é de movimentos rudimentares com manifestação de movimentos voluntários, controle tônico-postural, pegar, receber, arremessar e se locomover. O desenvolvimento psicomotor esta na fase sensório-motora ampliando o sistema motor global. E o esquema corporal esta na fase do corpo vivido, com movimento global que favorece a base do esquema-imagem corporal
 
Há três etapas para o desenvolvimento do esquema corporal. De zero a três anos é a primeira etapa,     que ele chama de o corpo vivido, através da experiência vivida com a exploração do meio, desenvolve-se a inteligência sensório-motora. A criança aprende também a se movimentar através da imagem do movimento do outro.  E aos poucos, a criança vai se diferenciando em seu meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário