quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Educação infantil no Brasil


Educação Infantil no Brasil


            Desde 1988 a educação infantil em creches passou a ser um dever do Estado e um direito da criança. (artigo 208, art IV)

No Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), encontramos referencias e orientações pedagógicas para implementar praticas educativas de qualidade. Segue:

            - respeito à dignidade e ao direito das crianças;

            - direito da criança ao brincar;

            - acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis;

            - socialização das crianças;

            - atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência.

Do ponto de vista legal, todas as crianças tem direito a à vida, saúde,

alimentação, educação, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária. As crianças devem ser consideradas como sujeitos históricos e sociais, produtoras de cultura.
 
Um objetivo da aprendizagem na criança inserida na creche é a formação pessoal e social para a construção do sujeito. As instituições devem oferecer condições para que a criança aprenda a conviver com os outros e consigo mesma.

Outro objetivo da aprendizagem é trazer o conhecimento de mundo, onde se constrói diferentes linguagens e as relações que elas estabelecem com o conhecimento, enfatizando a relação com a cultura. Trabalhando-se com artes visuais, musica, movimento, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemática.

O professor deve individualizar a aprendizagem de cada criança, pois deve considerar sua capacidade afetiva, emocional, social e cognitiva.

É importante que o professor considere alguns aspectos da aprendizagem das crianças nesta faixa etária:

            - a interação das crianças para o desenvolvimento da aprendizagem e da          socialização;

- conhecimentos prévios que a criança já possui, pois elas relacionam o que já sabem com as novas ideias;

- a individualidade e a diversidade;

- o grau de deságio que as atividades apresentam e que sejam mais próximas possíveis das praticas reais;

- a resolução de problemas como forma de aprendizagem.

                        Dentro da instituição existem atividades permanentes que precisam de uma constância. Como por exemplo: brincadeiras, roda de historias, roda de conversas, desenhos, pintura, modelagem e musica, atividades diversificadas, ambientes organizados por temas, materiais à escolha da criança, incluindo momentos para a criança ficar sozinha se o desejar e cuidados com o corpo.

                        A organização de espaço e materiais numa creche é muito importante, pois, deve-se preparar o ambiente e os materiais para cada atividade. O  espaço pode ser interno ou externo.

                        O professor deve observar e registrar o processo de aprendizagem da criança, obtendo uma visão geral da criança.

                        As condições externas precisam ser observadas também, pois afetam diretamente a vida das crianças. Questões como a desnutrição, a violência, os abusos e maus tratos e problemas de saúde tem visibilidade no ambiente escolar que podem ajudar a encontrar a solução para cada questão.

                        A criança dentro da instituição precisa ter uma rotina clara, que facilite a sua compreensão e segurança. Porem, esta rotina não deve ser rígida e inflexível, que engesse o estimulo e aprendizagem da criança.

                        A inclusão do conhecimento familiar dentro do trabalho pedagógico é importante para o desenvolvimento da criança. A cooperação e respeito entre os profissionais  e a família levam a uma linha coerente de ação.

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