Educação
Infantil no Brasil
Desde 1988 a educação infantil em
creches passou a ser um dever do Estado e um direito da criança. (artigo 208,
art IV)
No Referencial curricular nacional para a educação infantil
(1998), encontramos referencias e orientações pedagógicas para implementar
praticas educativas de qualidade. Segue:
- respeito à dignidade e ao direito das crianças;
- direito da
criança ao brincar;
- acesso das
crianças aos bens socioculturais disponíveis;
- socialização
das crianças;
- atendimento aos
cuidados essenciais associados à sobrevivência.
Do ponto de vista legal, todas as crianças tem direito a à vida,
saúde,
alimentação,
educação, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar
e comunitária. As crianças devem ser consideradas como sujeitos históricos e
sociais, produtoras de cultura.
Um objetivo da aprendizagem na criança inserida na creche é a
formação pessoal e social para a construção do sujeito. As instituições devem
oferecer condições para que a criança aprenda a conviver com os outros e
consigo mesma.
Outro objetivo da aprendizagem é trazer o conhecimento de mundo,
onde se constrói diferentes linguagens e as relações que elas estabelecem com o
conhecimento, enfatizando a relação com a cultura. Trabalhando-se com artes
visuais, musica, movimento, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e
matemática.
O professor deve individualizar a aprendizagem de cada criança,
pois deve considerar sua capacidade afetiva, emocional, social e cognitiva.
É importante que o professor considere alguns aspectos da
aprendizagem das crianças nesta faixa etária:
- a interação das
crianças para o desenvolvimento da aprendizagem e da socialização;
- conhecimentos
prévios que a criança já possui, pois elas relacionam o que já sabem com as
novas ideias;
- a
individualidade e a diversidade;
- o grau de
deságio que as atividades apresentam e que sejam mais próximas possíveis das
praticas reais;
- a resolução de
problemas como forma de aprendizagem.
Dentro da instituição
existem atividades permanentes que precisam de uma constância. Como por
exemplo: brincadeiras, roda de historias, roda de conversas, desenhos, pintura,
modelagem e musica, atividades diversificadas, ambientes organizados por temas,
materiais à escolha da criança, incluindo momentos para a criança ficar sozinha
se o desejar e cuidados com o corpo.
A organização de espaço
e materiais numa creche é muito importante, pois, deve-se preparar o ambiente e
os materiais para cada atividade. O
espaço pode ser interno ou externo.
O professor deve
observar e registrar o processo de aprendizagem da criança, obtendo uma visão
geral da criança.
As condições externas
precisam ser observadas também, pois afetam diretamente a vida das crianças.
Questões como a desnutrição, a violência, os abusos e maus tratos e problemas
de saúde tem visibilidade no ambiente escolar que podem ajudar a encontrar a
solução para cada questão.
A criança dentro da
instituição precisa ter uma rotina clara, que facilite a sua compreensão e
segurança. Porem, esta rotina não deve ser rígida e inflexível, que engesse o
estimulo e aprendizagem da criança.
A inclusão do
conhecimento familiar dentro do trabalho pedagógico é importante para o
desenvolvimento da criança. A cooperação e respeito entre os profissionais e a família levam a uma linha coerente de
ação.
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