quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Processo de categorização da criança de zero a dois anos


O processo de categorização da criança de zero a dois anos


Uma das principais maneiras da criança aprender palavras é por meio de categorização e agrupamento de coisas por semelhança e diferença.

Visual: Escolher duas categorias de pequenos objetos, sendo quatro itens de cada uma. Os quatro objetos de cada grupo devem ser semelhantes, e as duas categorias diferentes. Misturar e colocar em uma mesa e observar. Aos dez meses a criança pega um brinquedo de cada vez e brinca com eles aleatoriamente. Entre os doze e dezesseis meses, ela toca nos objetos que pertencem ao mesmo grupo, primeiro uma categoria e depois a outra. Podem separar espontaneamente os objetos em duas pilhas. Aos dezoito meses as crianças já classificam e separam os objetos por categorias.

Linguagem: Após a criança já conhecer no mínimo 50 palavras, deve-se colocar uma pilha de quatro categorias de brinquedos familiares em cima da mesa e acrescentar alguns objetos de uma categoria diferente e misturar. Após a criança tocar e brincar com os objetos. Deve-se nomear os objetos e pedirá que a criança aponte qual esta sendo solicitado. Como ela não conhece todas as nomenclaturas ficará em duvida e usará a dedução para apontar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário