O processo de categorização da criança de
zero a dois anos
Uma das principais maneiras da criança aprender palavras é por meio de categorização e agrupamento de coisas por semelhança e diferença.
Visual: Escolher duas categorias de pequenos objetos, sendo quatro
itens de cada uma. Os quatro objetos de cada grupo devem ser semelhantes, e as
duas categorias diferentes. Misturar e colocar em uma mesa e observar. Aos dez
meses a criança pega um brinquedo de cada vez e brinca com eles aleatoriamente.
Entre os doze e dezesseis meses, ela toca nos objetos que pertencem ao mesmo
grupo, primeiro uma categoria e depois a outra. Podem separar espontaneamente
os objetos em duas pilhas. Aos dezoito meses as crianças já classificam e
separam os objetos por categorias.
Linguagem: Após a criança já conhecer no mínimo 50 palavras,
deve-se colocar uma pilha de quatro categorias de brinquedos familiares em cima
da mesa e acrescentar alguns objetos de uma categoria diferente e misturar.
Após a criança tocar e brincar com os objetos. Deve-se nomear os objetos e
pedirá que a criança aponte qual esta sendo solicitado. Como ela não conhece
todas as nomenclaturas ficará em duvida e usará a dedução para apontar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário